A mais recente tecnologia de impressão é adequada para si e para a sua loja?
A impressão direta em filme, ou DTF, é uma das opções mais recentes que surgiram no mundo da personalização de roupas. Os pisos de feiras mais recentes estão carregados com novas máquinas DTF prontas para levar as pessoas a esta nova opção de personalização.
Se trabalha em algum aspecto de personalização de roupas ou compra roupas decoradas regularmente, provavelmente já ouviu falar, mas pode não saber ou entender bem o que é e por que deseja usá-lo. Como acontece com muitas coisas novas, leva algum tempo para aprender o básico e decidir se o DTF é para si. Este artigo fornecerá alguns detalhes sobre a impressão DTF, o que é, por que pode querer usá-la e os benefícios e desvantagens, para que possa entender essa técnica relativamente nova e decidir se ela se adapta ou não aos seus produtos atuais e é algo que deseja oferecer.
-
O que é impressão DTF?
Primeiro, começamos pelo nível básico. O que exatamente é impressão direta em filme? Como o nome indica, uma impressão é feita num filme e depois transferida, com o uso do calor, para um tecido. Ao contrário da sublimação, que requer tecido 100% poliéster para a melhor transferência, ou da impressão direta na roupa, que geralmente funciona melhor com algodão, as impressões DTF são adequadas para uma variedade de tecidos. O DTF também funciona em cores claras e escuras, para que possa imprimir em mais tipos de roupas.
Uma das coisas sobre a impressão DTF que entusiasma muitas pessoas é o fato de ela poder imprimir com tinta branca. Para muitos personalizadores, a tinta branca é o Santo Graal porque permite imprimir em peças escuras. A tinta branca é uma das razões pelas quais o DTG era tão popular quando foi introduzido pela primeira vez, apesar de uma curva de aprendizado bastante alta e dos problemas com as tintas e entupimento da impressora em alguns casos. Ser capaz de imprimir em branco amplia a gama de designs que podem ser usados e permite que as lojas vendam roupas nas cores preferidas por muitos negócios.
Tenha em mente que uma impressão DTF é essencialmente uma transferência de calor, o que significa que precisará de uma prensa térmica para estampar a impressão na roupa. Se já tem uma prensa térmica em sua loja, ótimo, está pronto. Caso contrário, lembre-se de que é sempre aconselhável comprar a maior prensa térmica possível e considerar a peça de roupa ou item de maior tamanho que possa decorar com essa prensa. Tenha em mente que, embora uma prensa térmica sem nome da Amazon possa parecer uma alternativa mais barata, impressoras de empresas respeitáveis como SCHULZE® ou CALORTRANS® terão garantias, contratos de manutenção e suporte técnico. Uma prensa térmica pode ser a base do negócio da sua loja, por isso é aconselhável investir em uma que seja bem suportada.
-
Equipamento necessário
Além de uma prensa térmica, precisará de outros equipamentos e consumiveis para começar a imprimir em DTF. Uma coisa, claro, é uma impressora, que pode ser chamada de impressora para DTF. Essas impressoras funcionam com seis cores: o CMYK padrão e depois o branco nos tanques adicionais. Além disso, as impressoras possuem rolos especiais que movimentam o filme para evitar que linhas na camada branca sejam impressas no filme DTF.
Como está imprimindo em filme, precisará manter alguns em stock. Filmes PET (Polietileno) são usados e podem ser chamados de Filmes de Transferência DTF. A maioria virá em folhas cortadas ou em rolos. Também terão a opção de pelagem quente ou pelagem fria. Isso significa que o filme de transferência é retirado da roupa enquanto ainda está quente ou é deixado esfriar e depois removido. Tal como acontece com a maioria das coisas onde existem opções, os personalizadores têm preferências em ambos os lados desta questão. Algumas pessoas afirmam que as transferências de pelagem quente podem ser emborrachadas e ter um toque texturizado, o que pode funcionar para alguns estilos de decoração, mas não para outros. As transferências de peeling a frio costumam ter uma aparência mais fosca e podem ter um toque mais suave. Este pode ser o caso em que um estilo de transferência funcionará melhor para algumas coisas e outro estilo funcionará melhor para outras.
Tal como acontece com a maioria das opções de impressão de peças de vestuário, o software desempenha um papel importante no processo. O software RIP é necessário para gerenciar os perfis de cores da tinta , as características da impressão e o desempenho final da impressão no tecido. Para DTF, o software RIP deve ser capaz de gerenciar cores brancas e CMYK. Existe também um software de impressão DTF, que permite gerenciar a máquina e ajudar a garantir que a impressão final seja otimizada para obter o melhor resultado.
Uma coisa que a impressão DTF exige e que outras técnicas de impressão não exigem é o pó adesivo hot melt (poliamida). Isso é usado como adesivo para unir a cor ao tecido. Existem diferentes graus deste pó, que são medidos em mícrons. Precisará ter o pó adequado com base nos requisitos de sua configuração e design. Outra necessidade será encontrar uma forma de aplicar o pó na roupa de maneira precisa e uniforme e remover o excesso de pó. As configurações comerciais de DTF podem usar um agitador de pó automático. Isso aplica o pó uniformemente e permite remover qualquer excesso.
Para utilizar o filme e o pó adesivo, é necessário ter tinta para imprimir. A tinta de impressão DTF vem nas opções CMYK e branco. A tinta branca geralmente é utilizada como camada base, com as cores impressas por cima nos locais apropriados. A tinta é impressa no filme e, em seguida, é adicionado o pó adesivo, que fixa a tinta na impressão . O calor é adicionado para derreter o pó. Pode usar um forno de cura ou uma prensa térmica cuja parte superior não seja fechada ou travada. Geralmente, deixaria um espaço de 4 a 7 mm entre a parte superior da prensa e a face da impressão. O pó derretido torna-se um adesivo, e é isso que permite que a estampa grude na roupa. O pó derretido atua essencialmente como aglutinante e funde as fibras da roupa escolhida com os pigmentos.
-
Prós e contras
O DTF pode ser potencialmente um importante centro de lucro para uma empresa, mas, como acontece com todas as técnicas de personalização, existem alguns prós e contras a serem considerados. Uma grande vantagem é que esse processo utiliza tinta branca, o que o torna adequado para uso com roupas escuras. Também pode ser usado em diversos tecidos. Essas duas características juntas significam que a impressão DTF abre uma ampla gama de cores e tipos de roupas para serem decoradas. Embora seja ótimo ter opções quando se trata de cores e tecidos, obter essas opções tem um custo, o que pode ser um grande investimento quando está considerando se a impressão DTF é para si. Embora alguns distribuidores afirmem que pode montar um sistema básico decente por € 3.000 ou mais, incluindo a prensa térmica, se quiser entrar na impressão DTF num nível profissional, provavelmente terá que fazer um investimento de € 15.000 ou talvez mais alto. Agora, o lucro potencial que pode ser obtido como resultado dessa despesa pode fazer com que valha a pena assumi-la, mas é um compromisso maior do que os custos iniciais de alguns outros métodos.
Outra desvantagem potencial é que o DTF ainda é uma tecnologia relativamente nova e os problemas ainda estão sendo resolvidos. Também há muita desinformação por aí, sobre o que é DTF e o que ele faz ou fará por si. Sim, existem lojas que o utilizam com sucesso e alegria. E, da mesma forma, há pessoas vendendo um monte de ilusões sobre como é fácil e rápido e como o dinheiro vai se acumular rapidamente quando adicionar o processo à sua loja. Tal como acontece com todos os processos de personalização de vestuário, cabe ao proprietário da loja, ou a quem compra o equipamento e seleciona os processos que a loja oferece, manter a devida diligência e garantir que obtém boas informações e negocia com revendedores de renome.
Em última análise, a impressão DTF tem um grande potencial. O fato de não haver necessidade de remoção de "ervas daninhas" ou pré-tratamento é um ponto de venda para algumas lojas. O custo de uma configuração profissional e a possível necessidade de coisas como um agitador de pó automático e outros equipamentos específicos do processo podem comduzir a que esta opção de decoração esteja fora do alcance de algumas lojas, mas, nesses casos, começar com transferências DTF (subcontratação) pode ser um opção menos dispendiosa para entrada. A impressão DTF funciona com uma ampla variedade de tecidos e opções de cores, o que significa que oferece a capacidade de imprimir numa variedade maior de tipos de roupas, o que é sempre uma perspectiva atraente. Tal como acontece com a maioria das novas disciplinas de decoração, a principal coisa a lembrar é não ficar tão entusiasmado com as possibilidades a ponto de se esquecer de pesquisar todos os lados da questão e aprender sobre as armadilhas e também sobre os picos. A história da impressão DTF está apenas começando a ser escrita e resta saber se é uma técnica de decoração que veio para ficar ou se é apenas a moda do momento . Os sinais iniciais parecem indicar que tem poder de permanência, mas ainda não se sabe o impacto total da impressão DTF na indústria .