Confirme SEMPRE disponibilidade pelo email comercial@hexagonosis.com

ELETRICIDADE ESTÁTICA...Como evitar que danifique impressoras/plotters e afete a produção

Escrito em 31 de Outubro de 2024

ELETRICIDADE ESTÁTICA...Como evitar que danifique impressoras/plotters e afete a produção

Eletricidade estática é um fenómeno comum na área gráfica. Descargas eletrostáticas danificam equipamentos de impressão a jato de tinta industrial, afetam a qualidade da impressão e incendeiam materiais inflamáveis. Aqui estão os passos para eliminar a eletricidade estática.

O que é a eletricidade estática

Eletricidade estática do substrato, comumente conhecida como ESD ou descarga eletrostática, é um fluxo repentino e momentâneo de corrente elétrica entre dois objetos eletricamente carregados. A eletricidade estática frequentemente causa ESD por meio de um processo conhecido como tribocarregamento.

Quando substratos entram em contato com outros substratos ou equipamentos de impressão e depois se separam, o movimento do potencial elétrico através do ar entre eles pode produzir ESD.

Fontes de eletricidade estática

A impressão é a tempestade perfeita para criar eletricidade estática.

A ESD é causada pela falta de controle de humidade adequado e condições mais secas. Substratos de plástico a lã são empilhados em pilhas e arrastados uns sobre os outros, trocando eletrões e criando uma carga estática numa gráfica típica. Esses materiais movendo-se uns sobre os outros também geram calor e radiação.

Muitos substratos tratados, como plásticos, incluindo poliestireno, policloreto de vinilo (PVC), policarbonato e vários tipos de placas de espuma, carregam um nível muito alto de carga estática porque a maioria desses materiais é tratada com corona de alta voltagem para melhorar sua capacidade de impressão.

O tratamento adiciona uma alta carga inicial aos substratos e aumenta a propensão de carregar uma carga ainda maior devido a levantamento, deslizamento, fricção, etc.

Em alguns casos, a eletricidade estática pode regenerar-se no substrato que passa pela impressora.

Quando essas condições se combinam com alta humidade e humidade no ar, isso torna-se uma receita perfeita para ESD.

Maneiras de eliminar a eletricidade estática ao redor das impressoras jato de tinta

Existem soluções para controlar a eletricidade estática na sua gráfica. Algumas gráficas usam soluções simples, enquanto outras usam dispositivos de alta tecnologia explicitamente feitos para eliminar a eletricidade estática.

A seguir estão algumas das soluções mais eficazes.

  • Usando um sistema de humidificação industrial

A primeira maneira de eliminar a eletricidade estática é controlando a humidade no ar do seu ambiente de impressão. A humidade relativa precisa estar acima de 40%, e operar a sua impressora numa temperatura ambiente de 20 a 32ºC (68 a 90ºF). Um humidificador industrial mantém a humidade sob controle.

Adicionar humidade ao ar elimina a eletricidade estática, especialmente no inverno. Isso porque a água conduz bem a eletricidade. Íões potencialmente carregados agarram-se inofensivamente à humidade do ar em vez dos seus materiais e equipamentos.

Geralmente, a humidade relativa permanece em níveis necessários para mitigar a eletricidade estática durante o verão.

Equipamentos de empresas como a Smart Fog regulam a humidade relativa durante todo o ano e fornecem humidade não umectante ao ar em níveis precisos. Temperaturas de 5 a 40°C (41 a 104°F) e humidade relativa de 20% a 80% garantirão o desempenho ideal do equipamento e das tintas.

Temperaturas muito altas podem degradar a tinta e causar obstruções na cabeça de impressão. Temperaturas muito baixas podem fazer a tinta congelar e danificar as cabeças de impressão.

  • Ionizadores

Os ionizadores de ar funcionam inundando a atmosfera com íões positivos e negativos, atraindo aqueles de polaridade oposta.

A eletricidade estática acumulada em produtos, equipamentos e superfícies é neutralizada.

  • Usando tapetes não condutores

É essencial eliminar o máximo possível de material condutor da carpete do piso.

Tapetes emborrachados em estações de trabalho e proteções não condutoras em superfícies metálicas podem ajudar a proteger equipamentos e indivíduos da eletricidade estática.

  • Reduzir pontos de contato

Sempre que dois materiais condutores diferentes se tocam, eles podem criar eletricidade estática. Onde há mais atividade, a corrente tornará-se-á mais forte.

Portanto, outra medida para reduzir choques estáticos é separar os equipamentos de produção de impressão e as estações de trabalho em pelo menos alguns centímetros.

  • Use eliminadores estáticos

Certas escovas, elásticos ou varinhas acenadas entre folhas de plástico e outros substratos ajudam a eliminar a eletricidade estática. Fitas e filmes especializados em paletes podem neutralizar a eletricidade estática. Filtros de ar industriais ajudam a reduzir a poeira causadora de atrito que gera descargas estáticas.

Amaciantes de roupas ou lenços humedecidos podem ser usados ​​para limpar superfícies de trabalho e eliminar eletricidade estática, desde que não interfiram no substrato ou em outros materiais.

  • Fios de aterramento

Materiais ou objetos condutores são conectados à terra por meio de fios, clipes, cabos e braçadeiras.

Os fios de aterramento drenam as cargas estáticas à medida que são produzidas, removendo o excesso de carga ao transferir elétrons entre o objeto e a terra.

Não há como eliminar completamente a eletricidade estática, mas o controle adequado da humidade e medidas proativas podem fazer uma enorme diferença quando combinados.

Riscos de impressão devido à eletricidade estática

Além de choques elétricos em seu colega de trabalho, a ESD causa graves perdas de produtividade na gráfica nas seguintes circunstâncias.

  • Substratos ou filmes colados

Quando dois objetos estão gerando uma carga estática, eles se prendem. Um dos lugares onde isso se torna mais problemático na área gráfica é com folhas de plástico enviadas por uma impressora. Essas folhas podem grudar, causando atolamentos na impressora ou erros de impressão.

  • Acúmulo de poeira

Uma das principais preocupações com a eletricidade estática é a poeira acumulada no substrato e na máquina de impressão. Quando seus substratos ou filmes são eletricamente carregados, eles atraem partículas de poeira e fiapos. Um pedaço de fiapo num substrato pode causar uma falha na impressão. A poeira também pode se acumular ao redor do cabeça de impressão, o que pode causar um risco adicional de ESD.

  • Manipulação de tinta

Assim como a estática atrai poeira, ela pode atrair ou repelir tinta. Se o seu substrato tiver eletricidade estática, a tinta pode ser atraída para o local errado ou não aderir no local adequado. Quando a eletricidade estática está presente, ela atrai a névoa satélite, fazendo com que eles se desviem do padrão de jato pretendido. A carga estática pode espalhar os satélites de tinta, causando uma qualidade reduzida e desfocagem.

  • Danos eletrónicos

A eletricidade estática faz com que gotas de tinta grudem no cabeçote de impressão, eventualmente obstruindo os bicos e causando danos à cabeça de impressão. A estática também pode danificar componentes eletrónicos, sensores e controladores sensíveis da impressora.

  • Fogo

Eletricidade estática descontrolada corre o risco de inflamar solventes de limpeza inflamáveis ​​ou vapores de tinta. Além disso, altas concentrações de poeira criam um potencial de ignição.