Confirme SEMPRE disponibilidade pelo email comercial@hexagonosis.com

Tecnologia de LÂMINA DE ARRASTO versus TANGENCIAL.... (Diferenças e Semelhanças)

Escrito em 17 de Outubro de 2024

Tecnologia de LÂMINA DE ARRASTO versus TANGENCIAL.... (Diferenças e Semelhanças)

Tecnologia de corte

Hoje em dia, informações sobre tecnologia de corte em plotters de corte estão em todos os lugares ao nosso redor. Elas chegam até nós por meio de revistas especializadas, folhetos, medias sociais ou simplesmente por meio do marketing boca a boca. E talvez um passarinho possa ter-lhe falado sobre a tecnologia de lâmina de arrasto ou lâmina tangencial. Mas, apesar da sobrecarga de informações dos canais mencionados acima, do que exatamente se tratam essas tecnologias de corte?


Como funciona a tecnologia de lâmina de arrasto?

A tecnologia de corte mais frequentemente usada para plotters é a tecnologia de lâmina de arrasto ou lâmina giratória. Para explicar o que é e como funciona, geralmente uso o arado trator como analogia.

O primeiro fator que eles têm em comum é que ambas as ferramentas, a faca de arrasto e o arado, estão sendo "arrastadas" através de seu substrato. Para o arado, isso será terra ou sujeira, enquanto para a lâmina de arrasto isso será vinil ou papel alumínio.
O segundo fator que eles têm em comum é que ambas as ferramentas são controladas por elementos externos. Para o arado, será o trator, que faz um movimento literalmente "puxando" o arado para se orientar na direção correta. Para a lâmina de arrasto, será uma combinação do movimento da cabeça de corte e do movimento da media. Ambos os movimentos permitem que a faca fique voltada para a direção correta porque a própria lâmina pode girar livremente no suporte da lâmina.

 

Considerando isso, alguém pode-se perguntar: Como alguém faz curvas tão fechadas, enquanto usa uma faca de arrasto?
Pode parecer um choque, mas nunca faz curvas fechadas com uma faca de arrasto.

A faca de arrasto precisa fazer certos movimentos em cada canto sem a capacidade de levantar da media para fazer um canto "afiado". Pelo menos essa é a teoria por trás disso. Como todos esses movimentos extras são feitos num nível minúsculo, é praticamente impossível ver isso a olho nu. À sua maneira, uma lãmina de arrasto pode fazer o truque, dependendo do substrato e do tipo de trabalho que deseja cortar.


Como a lãmina de arrasto responde à media?

A lâmina de arrasto é definitivamente a ferramenta a ser usada para cortar designs para outdoors, caixas de luz, gráficos de janela,... No entanto, dependendo da espessura da media, as distorções ou desvios mais visíveis nos cantos se tornarão. Às vezes, cantos ligeiramente arredondados ou media estão sendo empurrados para cima, dependendo de quão macia ou rígida a media é. Alguns podem apontar que a quantidade de pressão que pode usar na tecnologia de arrasto é limitada, o que é verdade. No entanto, há uma certa lógica nisso. Então, pressões mais altas são geralmente usadas para medias mais espessos e duros. Mas a tecnologia de faca de arrasto simplesmente não é muito adequada para cortar esses tipos de substratos rígidos.


Quais são as vantagens?

Embora a tecnologia de faca de arrasto tenha suas limitações, ela ainda é uma tecnologia poderosa e amplamente usada. É por isso que a S One é uma das séries mais populares de cortadores de vinil já construídas. Ela oferece tecnologia poderosa com uma cabeça de corte de alta velocidade, rastreamento lendário e um sistema de posicionamento óptico a um preço muito acessível. Descubra como pode ter um corte de vinil confiável e sem esforço a uma taxa acessível com a série Summa S One.

Como funciona a tecnologia de lâmina tangencial?

Em resposta aos limites da tecnologia de lâmina de arrasto e às necessidades específicas do utilizador, a Summa desenvolveu a tecnologia de lâmina tangencial. Em vez de uma lâmina de rotação livre, a lãmina tangencial será controlada por um motor. Este motor externo posicionará literalmente a lâmina no ângulo correto. Enquanto a lâmina de arrasto permanece na media o tempo todo durante o corte, esta tecnologia tangencial levantará a lãmina da media, girará e a abaixará de volta para a media.

 

Como a lâmina tangencial responde à media?

O resultado do uso da tecnologia de lâmina tangencial será cantos cortados perfeitamente moldados em media fina, mas também em media espessa e rígida. Pois não há forças de arrasto que influenciarão a trajetória da faca. A tecnologia tangencial permite pressões de corte muito maiores e permite que use facas mais longas em comparação com a tecnologia de lãmina de arrasto. Como resultado, o utilizador poderá cortar substratos mais grossos e duros com o mesmo detalhe e qualidade como se fosse cortado em substratos finos. Essa tecnologia é geralmente encontrada em máquinas de corte de mesa plana, usadas para cortar substratos espessos. Para obter um corte de alta qualidade em aplicações como gráficos de piso, gráficos de veículos, têxteis, jato de areia, placas de trânsito e segurança e muito mais, recomendamos fortemente o uso de uma máquina de corte com a tecnologia de lâmina tangencial.



Summa e a tecnologia da lâmina tangencial

E embora a ostentação não seja uma qualidade atraente, a honestidade, nesse caso, é! Há apenas um fabricante que pode desenvolver cabeças de corte, com esta notável tecnologia de corte True Tangential: Summa com sua Série S3 Class T (Tangential)! Além disso, essas cabeças de corte tangenciais altamente projetadas são pequenas e leves o suficiente para caber num plotter de rolo. Os cortadores de vinil e contorno S Class 3 fornecem a tecnologia tangencial inigualável e precisão de corte de matriz inigualável como nenhum outro na sua classe.

O único outro dispositivo de corte que encontrará com essa tecnologia tangencial de ponta são as máquinas de corte de mesa plana. Com uma máquina de corte de mesa plana, não haverá restrição de tamanho ou peso da cabeça de corte. (Se você estiver interessado em uma máquina de corte de mesa plana versátil, a Summa oferece essas em tamanhos variáveis.



Quais são as vantagens?

Uma das muitas vantagens que a tecnologia de lâminas Summa oferece é seu controle preciso de profundidade. Muitas pessoas acham que a tecnologia de corte tangencial é útil apenas para processar substratos espessos. No entanto, a maneira como a Summa implementou essa tecnologia nos seus plotters de corte permite que o operador defina a profundidade de corte com a mesma precisão da espessura de um fio de cabelo humano.

Outra vantagem dessa tecnologia é a facilidade de remoção das peças de vinil. Como cada canto é perfeitamente moldado e cortado por meio de um recurso de sobrecorte, descascar o excesso de material será feito em um ápice. Até mesmo cortar detalhes meticulosos em medias laminadas espessas se torna uma brincadeira de criança.

Por último, mas não menos importante, gostaria de salientar que perfurar material e criar linhas de corte, usando o recurso FlexCut da Summa, é tão confiável numa máquina tangencial que pode adicionar isso com segurança aos seus trabalhos também. Ao fazer isso, as restrições são limitadas a um mínimo imperceptível e as possibilidades são tão altas quanto sua imaginação pode levá-lo! Levando em conta todos esses benefícios, os utilizadores de cortadores tangenciais dirão a mesma coisa: "Não hesite e coloque toda a sua confiança num cortador tangencial. Não há nada igual! Nunca se arrependerá da escolha!"

Faça uma escolha da qual você não se arrependerá, confira a Série S Classe 3 da Summa para mais informações.